Nutricionista Esportivo

NUTRICIONISTA

ESPORTIVO

A nutrição esportiva é área da nutrição que tem como base a fisiologia e bioquímica no esporte e atividade física. Alguns dos benefícios da nutrição esportiva é a melhora no desempenho tanto de atletas quanto aos praticantes de esportes no geral, na potencialização da  recuperação muscular,  no aumento da força e na promoção da saúde.

Agendar uma consulta

A busca de uma alimentação correta por parte dos praticantes de atividade física vem aumentando cada vez mais a procura por nutricionistas esportivos. Mas você sabe o que realmente um nutricionista esportivo faz? Para muitos essa é uma pergunta bem simples de ser respondida, mas que ainda vem deixando muitas dúvidas, então vamos esclarecer qual é a real função desse tipo de profissional.

PORQUE UM NUTRICIONISTA ESPORTIVO?

Além de realizar uma avaliação física completa o nutricionista esportivo coloca em pratica toda sua bagagem adquirida nos assuntos relacionados a nutrição fora isso ele precisa ter um bom conhecimento em fisiologia e bioquímica do exercício, tal como o conhecimento das necessidades nutricionais que cada atividade acarreta. Dessa forma é possível analisar todos os parâmetros para a criação de uma conduta adequada para cada individuo. Uma alimentação adequada e alinhada para cada pratica esportiva junto do cronograma de hidratação é fundamental para que tenhamos resultados positivos. A falta de nutrientes associado a uma alimentação desregrada e desidratação, além de retardar os objetivos podem causar um grande prejuízo de curto a longo prazo para a saúde no geral. Dessa forma é importante escolher bem o profissional que ira fazer seu acompanhamento. O ideal é que exista uma equipe multidisciplinar trabalhando em cima do objetivo de cada paciente. Lembrando que não existe fórmula mágica para alcançar resultados positivos, isso leva tempo e é necessário compromisso e dedicação. O nutricionista ira te ajudar a fazer melhores escolhas assim como adaptar sua dieta conforme suas reais necessidades, mas somente suas atitudes que irão determinar se seu resultado final será positivo ou negativo.

Muitas pessoas chegam aos consultórios esperando sair de lá com uma vasta lista de medicamentos e suplementos. Mas é importante deixar bem claro que nem todos necessitam de suplementação e este só é prescrito em alguns casos específicos, uma vez que suas necessidades nutricionais estejam sendo alcançadas na alimentação. Já a questão de medicamentos é mais do que importante deixar explicito que não cabe ao nutricionista a prescrição de nenhum tipo de medicamento que não seja 100% de origem natural e livre de contra indicações.Vale lembrar que cada profissional opta por um método de trabalho e cada um possui uma conduta então cabe ao paciente analisar se a forma com que profissional trabalha se encaixa nas suas perspectivas.

A minha qualidade de vida mudou após começar seguir o plano alimentar, afinal estamos falando de -30kg. Adaptar às mudanças ao meu dia a dia, não foi difícil pelo fato da dieta ser prazerosa e por ter coisas que eu gosto de comer. No geral posso avaliar o atendimento como excelente! A dieta foi algo prazeroso por ter coisas que eu gostava ter as opções de substituições e ser motivado pela melhor nutricionista. Nota 10 para o atendimento. Sem dúvida alguma indicaria os serviços para outras pessoas, foi sensacional, me tirou do sedentarismo e de vícios alimentares péssimos pra uma vida saudável. Estou satisfeito com o seu comprometimento, dedicação e amor!

Ivo Pereira Dos Santos, 23 anos.

Após seguir o plano alimentar, no começo foi algo bem difícil, pois você precisa deixar antigos hábitos para trás, só que após esta mudança você começa a sentir bem melhor com você mesmo. E seu corpo também fica melhor. Adaptar às mudanças ao seu dia a dia foi bastante difícil. No meu caso o mais difícil era me alimentar nos horários programados, pois sempre fui uma pessoal que não tem horário para comer. O atendimento foi excelente, uma ótima profissional que é um espelho a ser seguida. Sem duvida nota 10 para o atendimento. Com muito prazer indico a profissional e acho que a melhor sugestão que tenho é que continue sendo um espelho para seus pacientes.

Magno Franca da Silva, 29 anos.